Cuidados com idosos nos dias de frio intenso

Cuidados com idosos nos dias de frio intenso

As baixas temperaturas vêm acompanhadas pelo vento, fazendo com que a sensação térmica seja de mais frio ainda. Os idosos são mais sensíveis e sofrem mais nessa época do ano. Alguns cuidados ajudam a amenizar o problema.

Algumas dicas que ajudam os idosos a ficarem aquecidos no inverno. “Existem tecidos de sofá que são gelados, então se você forrar com uma manta já ajuda no aquecimento. Se for necessário, também é bom colocar outra manta sobre as pernas. É importante manter as extremidades aquecidas, principalmente os pés.”

Para evitar acidentes, os idosos devem usar meias com sapatos fechados, nunca com chinelos para não escorregar.

Recomenda-se ainda que os idosos não fiquem parados e procurem se movimentar até mesmo enquanto assistem televisão no sofá. “Pode fazer exercícios com as mãos, abrindo e fechando para melhorar a circulação. Também mexer os pés, fazer exercícios para os tornozelos, e esticar e dobrar o joelho. Melhorando a circulação o corpo aquece.”

Na hora de dormir, forrar o colchão com uma coberta também ajuda a esquentar a parte posterior do corpo. Tomar banho durante o dia também ajuda os idosos a não sentirem tanto frio. Para evitar choque térmico após sair do banho quente, é preciso manter as janelas fechadas para evitar as correntes de ar.